+1 - 0  by /0 comments

Você está sendo manipulado, mas por quem?

midiaVocê está sendo manipulado, mas por quem? Essa é uma pergunta que todos nós brasileiros deveríamos nos fazer nesse momento de extrema crise política, onde há interesses diversos por todos os lados. Independente do resultado final, sempre terá alguém que sairá ganhando.


O fato é que não é de hoje que a TV Globo, assim como toda a mídia em geral, é acusada de manipular em favor de alguém (ou contra), muitas vezes a acusação vem dos dois lados. Já vi a globo ser acusada de, no atual momento, apoiar o suposto golpe contra o governo petista, já vi também ela ser acusada de omitir fatos para proteger o mesmo governo. A acusação pode vir da direita ou da esquerda, mas sempre vem.


Longe de mim querer defender a Globo ou qualquer outro meio de comunicação, seja ele televisivo, rádio, digital ou impresso, eles, com certeza, tem capacidade suficiente para tal, mas sempre me chama a atenção o bom senso e é nele que pautarei esse artigo.


Ao contrário do que possa ter parecido, não quero abordar a manipulação feita por meios da imprensa, foi só uma introdução, mas quero falar da manipulação que nós fazemos uns aos outros, ou ajudamos a fazer. Sim, possivelmente você, além de ser manipulado, é um manipulador sem saber, direta ou indiretamente.


Não é raro encontramos “notícias”, fotos e até textos sem nenhuma autoria como fonte, sendo compartilhados livremente nas redes sociais sem o mínimo de responsabilidade quanto a veracidade daquele conteúdo. Há postagens que quem as produz age de clara má-fé para com quem deseja atingir, e há aqueles que, talvez por ignorância, são atingidos por essas mentiras virtuais e se tornam manipuladores de terceiros, propagando esses “conteúdos” para seus contatos sem a prévia analise da realidade. Isso vem desde a época em que as correntes de e-mails perturbavam nossas vidas, mas foi nas redes sociais que estas práticas ganharam força.

 

Um desses exemplos são algumas das postagens do Dep. Federal Sibá Machado (AC), que no último dia 17/03 compartilhou em suas redes sociais imagens de ribeirinhos, supostamente se dirigindo a manifestação em apoio ao Governo Dilma. O detalhe é que a imagem não foi tirada nesse contexto, muito menos no dia da postagem. Na verdade, a foto que você pode conferir abaixo, foi tirada em 18/10/2012 e mostra uma comemoração pela vitória dos candidatos do PT nas eleições municipais da cidade de Tarauacá (AC), confira:

 

barcos


O mesmo Dep. Federal, em outro momento, postou uma foto de uma suposta mega manifestação em Curitiba, cidade de origem da operação Lava Jato, como um recado para o Juiz Sérgio Moro. A imagem que você pode conferir abaixo não se trata da cidade de Curitiba, mas de Seul, Capital da Coreia do Sul, quando sua população se reuniu e assistiu a derrota de sua seleção, que usa camisa vermelha, na Copa do Mundo de 2014, confira:

 

Coreia 2

 


Ainda na base do governo, a Dep. Jandira Feghali foi além. O Dep. Sibá, pelo menos, demonstrou não ter domínio ou autoria das fotos postadas, compartilhando imagens que não teriam sido produzidas por ele, mas Jandira afirmou, em sua legenda, ter ela mesmo visto a imagem em questão, que se tratava de um fato simples, mas a forma pelo qual ela usou para divulgar tal fato demonstra a tentativa de manipulação da opinião, ou formação dela. Disse ela ter visto determinado adesivo contra a TV Globo no caminho que fazia até a Câmara dos Deputados, o detalhe é que a montagem foi tão mal feita que o suposto adesivo teria sido colado na mala e na traseira do carro ao mesmo tempo, “lacrando” a mala do dono do carro, caso ele quisesse abri-la. Confira no detalhe:

 

Sem título

Outra manipulação de imagens feita exclusivamente para redes sociais teve como alvo um suposto envolvimento político do Juiz Sérgio Moro com o Senador Aécio Neves. Muito tem se levantado sobre uma suposta filiação do Juiz Federal, ou de integrantes de sua família, com o PSDB, fato igualmente inverídico e que você confere na galeria ao final deste artigo. Existe a filiação de um Sérgio ROBERTO Moro, 66 anos, ao PSDB de São José dos Pinhais, mas o nome do Magistrado é Sérgio FERNANDO Moro. É até parecido, mas não são a mesma pessoa.

 

AECIO-E-MORO-MONTAGEM-456x400

Na imagem que você confere ao lado, e que possívelmente deve ter visto nas redes sociais, pois foi muito compartilhada, resta claro a manipulação da imagem do rosto do Juiz Sérgio Moro no corpo do falecido Eduardo Campus. Tudo isso para levantar dúvida sobre uma possível parcialidade do Juiz em seus julgamentos em relação ao PT.

 

A verdadeira foto, de cima, mostra Campos e Aécio, conversando na época das últimas eleições presidenciais.

 

Já a legenda da foto inferior, montagem, vai direto ao ponto em que o autor desejou alcançar: a suposta parcialidade de Moro junto ao Senador do PSDB, oposição histórica ao PT.


As manipulações não ficam apenas no âmbito virtual, um vídeo circulou, onde se denunciava a estratégia de grupos ligados ideologicamente ao governo para conseguir atrair mais pessoas através do medo para as manifestações em apoio a Presidente Dilma, acusando a oposição de querer tirar a petista do poder para acabar com programas sociais como “Bolsa Família” e “Minha Casa, Minha Vida”, confira:

 

 


Não é só de apoio ao governo que vive as manipulações, há também aqueles que usam dessa artimanha para atacar o Planalto. Recentemente circulou no facebook um vídeo do Presidente americano Barack Obama supostamente fazendo chacota da situação brasileira, zombando da presidente Dilma e das gravações autorizadas pela justiça. O vídeo em questão, que você pode conferir logo abaixo, é falso. Logo depois que algum objeto cai (provavelmente alguma placa de identificação) a legenda não traduz a realidade da fala de Obama. Muitas pessoas compartilharam esse vídeo se manifestando tristes e envergonhados por uma suposta imagem de que o Brasil estaria sendo humilhado internacionalmente. Tudo feito para tentar gerar, em quem assistir, revolta contra a Presidente Dilma. Confira:

 


Os que apoiam o governo petista acusam as grandes mídias de serem tendenciosas em desfavor de Dilma, como essa comparação feita com duas manchetes do jornal “O Globo” ao cobrir as manifestações ocorridas no dia 13/03 e 18/03. Afirma que a chamada da cobertura da manifestação em favor do governo foi tendenciosa, pois não usou o nome “Brasil” ao se dirigir aos participantes do protesto. Nessa caso não acho que houve manipulação, e aqui nos cabe bom senso, pois as manifestações foram organizadas por entidades ligadas diretamente ao Partido dos Trabalhadores, como CUT, UNE e MST, ou seja, aliados a Dilma e Lula, assim como relata o jornal. Confira:

 

o globo


Outra manipulação feita por aqueles que querem converter sua opinião em desfavor do governo por meios desonestos foi a alteração de uma foto onde a Revista Veja é rasgada. Na verdade a foto original, que você pode conferir, mostra o Dep Lula Morais rasgando a revista, e não o Ex Ministro do STF Joaquim Barbosa rasgando a Constituição Federal. O intuito era usar a imagem icônica do ex Ministro demonstrando indignação com os acontecimentos na política nacional diante do Judiciário. Voltou a circular nos dias atuais.

IMG_0199

A questão é que, independente do “lado” em que você esteja, é muito importante averiguar qualquer notícia ou informação que você tenha contato, tanto para formação de sua opinião quanto ao tema, como para garantir que outras pessoas não sejam vítimas de conteúdos maliciosos que tentam jogar nosso intelecto no lixo, nos tornando massa de manobra de um lado ou do outro. Argumentos pautados em verdades fáticas ajudam no crescimento do intelecto e na manutenção de um debate sadio. A pergunta que fica é: Quem é que está nos manipulando? Nós mesmos!

 

Confira mais exemplos na galeria abaixo:

 

  Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *