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O que fazer quando perder o ticket do estacionamento?

fachada-do-shopping-interlagosEstreio esse espaço conversando com vocês sobre algo muito comum que acontece com várias pessoas que frequentam locais que cobram pelo estacionamento: a perda do ticket do estacionamento e a cobrança de multa por isso. Você sabia que você não precisa pagar esse valor a mais por isso?

 

É claro que é recomendado guardar com atenção e cuidado todo registro que você tiver, independente da situação, mas a obrigação de controlar o tempo de permanência do carro do consumidor em suas dependências é do estabelecimento. É abusivo por parte do estabelecimento cobrar qualquer valor acima do devido pelo tempo de permanência no estacionamento, alguns, em caso de perda do ticket, chegam ao absurdo de cobrar uma “diária” ao cliente.

 

Além da responsabilidade de registrar o momento da entrada e o tempo de permanência, o estabelecimento que cobra pelo serviço de estacionamento tem a obrigação de informar de forma clara e visível várias questões do interesse do consumidor, tais como preço, do preço da hora fragmentada, do tempo de tolerância (se houver), do número de vagas e o número do seguro do estabelecimento. Dessa forma o consumidor tem a liberdade de decidir se aceita ou não receber este serviço.

 

O que fazer na hora?

Quando acontecer isso com você, o ideal é conversar com o responsável por esse setor, demonstrar seus direitos de uma forma amigável, inclusive pedindo o Código de Defesa do Consumidor e mostrando seu art. 39, V, que diz que “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;”. Caso o estabelecimento não proceda de forma correta e cobre o valor a mais você não deve pagar a multa, ligue para a Polícia Militar (190) e faça um B.O. ou então você pode pagar a multa abusiva e posteriormente entrar com uma ação judicial pedindo a restituição em dobro do valor da multa e indenização por danos morais pelo constrangimento que por acaso venha a passar.

 


Em último caso você pode ligar para o PROCON/AL através dos números (82) 3315-3796 e 151

Para sugestões e dúvida pode nos mandar um e-mail para: nosso.conceito@hotmail.com
Ou whatsapp para: (82) 9 9952-9197

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