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O poder das sopas

Além de aquecer no inverno, caldos são de fácil digestão, alimentam e podem conter verduras e legumes nem sempre lembrados nas refeições

De fácil digestão e perfeitas para esquentar o corpo nesses tempos de frio, as sopas são muito mais que um bom recurso para encarar o inverno. Além de hidratantes, podem ser bastante nutritivas e funcionar como alternativa para quem precisa ingerir alimentos que, muitas vezes, “esquecemos” de consumir no dia a dia, como verduras e legumes, essenciais para a boa saúde.

A nutricionista da rede de supermercados Prezunic, Leusimar Nunes, salienta que é importante acertar nos ingredientes e no modo de preparo, para que um bom prato de sopa possa, realmente, ser saudável e nutritivo.

“Na sopa, você pode acrescentar praticamente tudo. Portanto, se o objetivo é manter a saúde, é preciso ter atenção para evitar itens muito gordurosos e com alto teor de sódio, por exemplo. Um bom prato pode até substituir uma refeição tradicional. Tudo vai depender dos ingredientes”, observa Leusimar.

Para quem pensa em aproveitar o inverno para fazer da sopa uma opção diária, a recomendação é variar. Um bom prato pode conter carnes, verduras, legumes e carboidratos, os mesmos nutrientes de uma refeição comum.

Como exemplo de variedade, Leusimar cita as verduras, que são divididas em grupos A, B e C, baseadas na quantidade de energia que cada uma fornece.

“Para quem quer fazer da sopa o prato principal do inverno, é importante escolher vegetais de cores diferentes a cada dia. É uma boa dica para que a pessoa conte com todos os nutrientes necessários ao longo da semana”, explica Leusimar.

 

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