+2 - 0  by /0 comments

Curiosidade: Você sabia que Maceió tem uma Estátua da Liberdade ORIGINAL?

 

A Estátua da Liberdade é um dos principais pontos turísticos mundiais, parada obrigatória de quem viaja para Nova Iorque, Mas você sabia que ela tem mais duas irmãs e que uma delas está aqui, na nossa capital?

 

Pois é, a maioria dos maceioenses não conhecem esse patrimônio cultural e histórico que habita a praça ao lado o MISA (Museu da Imagem e Som de Alagoas), no bairro histórico do Jaraguá.

 

A estátua foi produzida pelo francês Frédéric Auguste Bartholdi, autor do monumento que hoje é o cartão postal de Nova Iorque.

 

A história conta que o francês tinha tinha presenteado a cidade do Rio de Janeiro, mas que devida uma grande amizade com o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, mudou de ideia e enviou para Maceió.

 

Em todo o mundo só existem três Estátuas da Liberdade em bronze, a mais conhecida e maior em Nova Iorque, a de estatura média em Paris e a mais baixinha aqui, em Maceió. Confira abaixo fotos:

 

 

Antes de ser fixada no Jaraguá, a nossa estátua já ficou na Praça Centenário, e só depois foi para o bairro histórico. Confira nas fotos abaixo:

A Estátua da Liberdade chegou em Maceió em 1908, ou seja, ano que vem será seu centenário em terras alagoanas, mas ela não se encontra em bom estado. A ferrugem é visível seu pedestal também não tem manutenção há um bom tempo. 

 

Confira abaixo um vídeo que o youtuber do canal “O Curioso” fez sobre a Estátua da Liberdade Alagoana, inclusive denunciado a má conservação desse patrimônio histórico:

 

 

  Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *